Histórico da Cidade de Carapicuíba

Como todos nós sabemos, esta uma cidade muito conhecida em São Paulo, Carapicuíba, para quem não sabe, teve com o inícios por volta dos anos 60 e 70, uma cidade consideradíssima em relação á muitos outros lugares que estão localizados próximo a este município. Para se ter ideia, este nome, vem de Pau Podre na linguagem tupi-guarani, muitos até pensam que sabem, mas não tem nem noção de como é que se trata esta cidade.

Veja também:  Terminal Rodoviário de Carapicuíba

Histórico da Cidade

A sua trajetória, vem de altos e baixos, onde desde que foi colonizada pelos moradores, todos que moram na cidade desde esta época, ainda se dizem apaixonados pelo lugar. Como em qualquer outro lugar, pode se dizer que, em muitas ocasiões, você irá criticar o município, irá também questionar algumas coisas, seja em relação ao trabalho, estudos ou emfim, a qualquer situação.

aluguel-de-curvadora-de-tubos
Locação de Curvadora de Tubos

Carapicuíba, tem um ótimo histórico, onde além de ser um local muito grande, as origens sempre devem ser respeitadas. No início em que a cidade apareceu, em um dos menores cantos do mundo, já se começaram a contar a sua história, as primeiras partes de sua história, começaram pelas Aldeias que foram fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), quando de sua chegada a São Paulo, ela pertenceu a Barueri, que antes fazia parte do município de Santana de Parnaíba.

Carapicuíba era ponto de passagem e parada dos bandeirantes em direção ao interior. Afonso Sardinha, dono de terras (terra doada pelo Rei de Portugal) na região, aproveitou-se da mão de obra indígena para o cultivo de suas terras e, também por sua ordem, em 1590 construiu uma capela. Algumas de suas intenções fracassaram e Afonso Sardinha voltou a Portugal. A região, a partir de 1610, vivia em clima tenso, devido aos conflitos entre brancos e índios.

No anos de 1770 o local começou a progredir. Nos arredores da capela foram construídas malocas para abrigar pequenas famílias e comércio. Paralelamente espetáculos de folclore eram exibidos, fazendo da Aldeia de Carapicuíba o maior centro de folclore do Estado de São Paulo na época. Em meado de 1854 o Barão de Iguape comprou terras na região, dando o nome de fazenda Carapicuíba. Em 1923 a fazenda Carapicuíba foi vendida a Delfino Cerqueira, que anos mais tarde contratou uma empresa para lotear e construir ruas em suas glebas.

Para finalizar, esta é uma cidade muito interessante, onde existem vários pontos para se conhecer, e relembrar a sua trajetória, desde que ela surgiu, parabéns Carapicuíba.

Fonte – http://www.encontracarapicuiba.com.br