Para alguns, quando se fala em Dia das Bruxas ou Halloween, muitos não sabem realmente em como é que funciona esta data, qual o seu fundamento, enfim, não sabem nem a data na qual é citada a todos os anos. Vinda de uma origem muito antiga, o Halloween é seguido por uma tradição de povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., assim se confirma em algumas informações.
Veja também: Fantasias para o Dia das Bruxas
A Origem
À todos os anos, o dia das bruxas é muito esperado pelas pessoas, ainda mais as crianças que ao assistirem filmes e programas de TV internacionais, se empolgam nas ideias que são mostradas nas quais as pessoas saem fantasiadas pelas ruas fantasiadas e pedindo aos vizinhos que os ajudem com doces ou se não, recebem as tais travessuras e assombrações feitas pela data.
A famosa frase “Gostosuras ou travessuras”, exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas, na verdade, tratava-se de um festival do calendário celta da Irlanda, chamado de festival de Samhain que, na época em que surgiu, era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, onde era também, marcado pelo fim do verão – O significado da palavra Samhain: “fim do verão”). Muitas pessoas, após saber um pouco sobre a bruxaria, sobre livros e informativos em relação ao dia das bruxas, acabam se tornando pagã, origem especificamente ligada ao Halowween e a tal celebração Samhain.
Pela Origem Católica, a festa tem é um pouco diferente na parte da celebração, desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) acabou transformando um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão, foi ai que se dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé.
A festa em honra de Todos os Santos, no começo, era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, na qual era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma, após um tempo, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro), na qual é celebrada hoje. Referente a tradução de Halloween para o português, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra, vejam abaixo, algumas dicas de maquiagens, e as festas de Halloween…
Vídeos
Saiba mais – WikiPedia